Palestrantes

Alfredo Velez

Empresa: ANAPA

Atualmente é Presidente da ANAPA, Nicaraguá; Chefe de Assuntos Setoriais e GGRR da Cargill e Vice-presidente de Assuntos Corporativos da Cargill Protein LA (Nicarágua).

Junho de 2003 a junho de 2015 o Gerente geral, Cargill Meats Central America (Nicarágua).

Bacharel em Engenharia Industrial. Mestre em Engenharia Industrial. Mestre em Administração de Empresas

Algis Martinez

Empresa: Cobb EUA

Veterinário certificado pelo American College of Poultry Veterinarians e membro da American Association of Avian Pathologists e da American Veterinary Medical Association.

É autor de mais de 30 publicações em jornais científicos e revistas avícolas e realizou mais de 300 apresentações em conselhos sobre produção avícola e saúde avícola, em mais de 60 países.

Anderlise Borsoi

Empresa: MAPA

Auditora Fiscal Federal Agropecuária, MAPA.

Médica Veterinária formada -UFRGS; Especialista em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal; Mestre Patologia Aviária – UFRGS; Doutora em Patologia Aviária – UFRGS; Pós Doutora em estudo da modulação do sistema imune através de fármacos e estresse em aves infectadas por patógenos – FMVZ – USP; Colaboradora da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal.

    Barbara Vargas

    Zootecnista formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Com experiência desenvolvida em 8 anos na BRF na área de avicultura em frango de corte e em peru. Exerceu funções a campo e em abatedouro. Na área de campo, trabalhou como extensionista de frango de corte e supervisora de peru iniciador e terminador. Durante o período como extensionista, realizou trabalho a campo voltado para qualidade de carcaça, interagindo com toda equipe técnica de campo e equipe do abatedouro. Dentro do abatedouro, exerceu a função de especialista de processo, trabalhando com todos os indicadores de processos e pessoas. Atualmente trabalha na Aviagen, no Brasil, como Supervisora Regional de Serviços Técnicos, auxiliando os clientes na busca de qualidade de carcaça do campo ao abatedouro.

    Bruna Boaro Martins

    Empresa: Induken

    Coordenadora Técnico Comercial da linha de especialidades na Indukern do Brasil.
    Zootecnista graduada – Unesp/SP – Vivência no Department of Poultry Science & The Center of Excellence for Poultry Science – University of Arkansas – Fayetteville/AR; Mestre em produção animal – Unesp/SP; Doutora em produção animal – Unesp/SP; MBA em Gestão de Negócios, pela USP/Esalq.

    Deivid Machado

    Empresa: Plasson do Brasil

    Gerente de Negócios da Plasson do Brasil na América Central, Venezuela, Colômbia e Equador.

    Especialização de 1 mês em ventilação de túnel em aviários com Mike Czarick e Brian Fairchild na Universidade da Geórgia; Realizou 2 cursos de especialização em ventilação na University of Georgia-Estados Unidos (Tunnel and Winter Ventilation Workshop); Engenheiro de Aplicação de Produto, com a função de coordenar todos os tipos de treinamentos e palestras Plasson em toda a América Latina; Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina; MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Mais de 50 palestras sobre galpões de ambiente controlado na América Central e no Caribe

    Eduardo Leffer

    Empresa: Coopavel

    Gerente de Fomento Avicultura na empresa COOPAVEL em Cascavel-PR

    Mestrando Nutrição Animal – UFPR/PR; MBA em Marketing – FGV/SP; Especialização em Produção de Aves e Suinos – Universidade de Lavras-MG; Graduação em Medicina Veterinária, na Universidade de Marília, UNIMAR/SP.

      Gustavo Schaefer

      Empresa: Biovet-Vaxxinova

      Gerente Técnico do setor de Avicultura. Técnico em Agropecuária – CEDUP GV, São Miguel do Oeste, SC; Médico Veterinário – FAI, Faculdades de Itapiranga, SC; Pós Graduado em Sanidade de Aves – UNOESC, Chapecó, SC; Mestrando em Patologia Animal, UNESP, Jaboticabal, SC.

      Hernán Rojas

      Empresa: CERES BCA

      Diretor da CERES BCA, dedicado ao desenvolvimento e implementação de soluções em gestão sanitária voltadas a animais aquáticos e terrestres, oferecidas para empresas, instituições e governos. Médico Veterinário formado pela Universidad de Chile, com Mestrado em Desenvolvimento de Programas de Saúde Animal e Sistemas de Produção e Doutorado em Epidemiologia Veterinária e Economia pela Universidade de Reading, na Inglaterra. Consultor internacional da IICA, FAO, BID, Banco Mundial e OCDE para saúde animal e segurança dos alimentos. Professor convidado de programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Chile.

      Ianê  Almeida

      Empresa: Seara Alimentos

      Zootecnista pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Botucatu, Mestre em Ciências pela ESALQ/ USP e Doutora em Produção Animal com ênfase em Bem-estar Animal também pela UNESP de Botucatu. Atuou como Especialista em Bem-estar Animal na Humane Society International, trabalhando com o setor alimentício e financeiro na adoção e implementação de políticas de bem-estar animal. Atualmente é Especialista Agro no departamento de Sustentabilidade do CIEX da Seara Alimentos, trabalhando com temas do ESG no Agropecuário da Seara. E está finalizando seu pós-doutorado em avicultura na UNESP, estudando a utilização de probioticos em sistemas livres de gaiolas.

      Ibiara C L Almeida Paz

      Zootecnista, Professora Associada da FMVZ-UNESP, Campus de Botucatu.

      Diretora de Cursos e Publicações da FACTA. Possui experiência em produção de aves, com foco em bem-estar animal e produtividade.

      Itamar Borges

      Advogado, produtor rural, teve experiência no comércio, foi professor universitário, vereador e por três mandatos prefeito de sua cidade natal, Santa Fé do Sul. Participou como membro das Comissões de Saúde, Meio Ambiente, Assuntos Desportivos e Transporte na Assembleia Legislativa. O parlamentar também presidiu a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, a Comissão de Agricultura e coordenou a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista. Foi vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), presidente do Conselho Consultivo e membro do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Municípios (APM). Sua área de atuação abrange o trabalho em defesa da agricultura, pecuária, agroindústria, sucroenergia e todos os setores da cadeia produtiva do agro.

      Jaime Parra

      Empresa: Universidade Nacional da Colômbia

      Zootecnista, especialista em Nutrição e Alimentação, Mestre em Ciências de Produção Animal (com enfoque em Nutrição Animal), Doutor em Ciências Animais (enfoque em Nutrição e Saúde Intestinal).

      Professor Titular ligado ao Dpto. de Produção Animal da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidad Nacional de Colombia (Medellín). Diretor do Laboratório de Biotecnologia Animal. Pesquisador sênior do Ministério de Ciências.

      José Antonio Ribas Jr

      Empresa: Seara

      Atualmente Diretor Executivo de Agropecuária na JBS Seara. Engenheiro Agrônomo formado em 1992 pela Universidade de Passo Fundo-RS. MBA em Gestão pela qualidade (UnC / UFSC); MBA em Gestão Empresarial pela Unicamp/USP; MBA em Desenvolvimento executivo pela Fundação Dom Cabral-MG. Presidente do Sindicarne/SC (Sindicato das Indústrias de Carne e derivados  de SC); Vice Presidente da ACAV (Associação Catarinense das Indústrias de Aves); Vice Presidente do Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de aves do PR); Membro do Conselho Consultivo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal); Membro do Conselho Curador da FACTA.

       

      José Mauricio França

      Empresa: Universidade Tuiuti do Paraná

      Professor Associado da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP e coordenador do Departamento de Tecnologia de Alimentos em Curitiba, PR, Brasil.

      Médico-Veterinário, graduado pela Universidade Federal do Paraná, com MBA em Gestão Industrial pela FAE Business School, Mestre em tecnologia de Alimentos pela UFPR, e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC.

      Liris Kindlein

      Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo. Pós-doutora em Ciência Animal-Zootecnia pela Universidade de São Paulo e em Animal Science pela University of California.Atual; Professora Associada (desde 2007) do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Faculdade de Veterinária da UFRGS na área de Inspeção e tecnologia de carnes, pescado e derivados e em Avicultura. Membro de grupo de pesquisa do CNPq em Alimentos de Origem Animal; Docente e orientadora dos cursos de Pós-Graduação “strictu senso” em “Ciências Veterinárias”, “Agronegócios”, todos da UFRGS; Coordenadora do Programa de mestrado profissional em Produtos de origem animal da UFRGS; Membro da Comissão de Pesquisa de Veterinária-UFRGS; Membro da Comissão de Segurança Alimentar do Conselho Regional de medicina veterinária e zootecnia do RS.

      Marcio Milan

      Professor e Administrador de Empresas, ele é Vice-Presidente da Associação Brasileira de Supermercados. Em 2019, Milan foi eleito uma das 100 personalidades mais influentes no agronegócio por sua expertise no Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos, o RAMA.

      Esportista amador Milan tem sua história contada em dois livros, o Vencendo Desafios, Quando o Desafio é o Principal Motivador para o Alcance do Sucesso  (2002) e RAAM – Mr. Milan, no Limite do Corpo, da Alma e da Razão (2014).

      Marcos Jank Janeir

      É engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP. Mestre em política agrícola em Montpellier-França. Doutor em administração pela FEA-USP e Livre Docente pela ESALQ. Atualmente é professor e pesquisador sênior de agronegócio global no Insper.

      Marília Rangel Campos

      Empresa: MSD Saúde Animal

      É Gerente Sênior de Relações Institucionais e Acesso a Mercados da MSD Saúde Animal.

      De 2015 a 2019, foi Secretária-Geral do Conselho Internacional de Avicultura, IPC. Marilia é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e Mestre em Global Food Law pela Universidade do Estado de Michigan. Antes do IPC, Marília foi Coordenadora de Mercados na Associação Brasileira de Proteína Animal.

      Rodrigo Gallardo

      Empresa: Universidade de California, Davis

      Professor Assistente e Associado de Medicina Avícola, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de California, Davis.

      Especialista veterinário em aves, se formou na Faculdade de Especialistas em Aves desde 2012.

      PhD Universidade de Auburn, Faculdade de Medicina Veterinária; Doutor em Medicina Veterinária; Faculdade de Ciências Veterinárias, Universidade do Chile; Veterinário de Doenças Aviárias, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Auburn; Veterinário Assistente, Merial. Controle experimental e testes de campo da VAXXITEK®.

      Sjaak de Wit

      Empresa: Universidade de Utrecht

      Médico Veterinário, pela Universidade de Utrecht, e Doutor em Ciências, pela mesma Universidade. Seu trabalho como imunologista e pesquisador inclui responsabilidades na qualidade e credenciamento de testes sorológicos para patógenos aviários, desenvolvimento de testes de pesquisa aplicada e consultoria em fazendas, incubatorios e integrações avícolas. Em 2016, assumiu a presidência do European College of Poultry Sciences e desde 2019 é professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Utrecht, na Holanda.

      Teresinha Bertol

      Pesquisadora A da Embrapa Suínos e Aves. Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Ph.D. em Animal Science pela University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC. Há 31 anos atua como pesquisadora nas áreas de nutrição animal e qualidade de carne. Atualmente lidera uma linha de pesquisa em avaliação do valor nutricional de alimentos para suínos e aves voltada para a nutrição de precisão.

      Vinicius Teixeira

      Empresa: Evonik

      Gerente de Serviços Técnicos, no time de Nutrição Animal da Evonik, onde é responsável pela linha de soluções em saúde e qualidade intestinal.

      Médico Veterinário formado pela Universidade Federal Fluminense com mestrado em Medicina Veterinária na área de Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal pela mesma instituição. É doutorando na área de Nutrição Animal no Programa de Pós-Graduação de Zootecnia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

      Vitor Hugo Brandalize

      Empresa: Cobb

      World Technical Services

      Veterinário graduado pela Universidade Federal do Paraná; Especialista em produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Lavras-MG; Mestre em Nutrição Animal pela Universidade do Paraná.